Conquistas do Agility Brasileiro pelo Mundo

Desde 1999 o Agility Brasileiro está presente em campeonatos internacionais, conquistando excelentes colocações, dentre elas:

Em 2002, a seleção Brasileira conquistou, na Alemanha, o seu primeiro título de Campeões Mundiais de Agility por Equipes Standard.

Em 2007, no Campeonato Mundial de Agility da Noruega, conquistou o 3º lugar, na categoria por Equipes Midi.

No ano de 2008, no Campeonato Américas & Caribe na Argentina o Brasil conquistou 10 dos 12 pódios disputados e no Campeonato Mundial de Agility na Finlândia, foi Bi-Campeão Mundial na Categoria por Equipes Standard e pela primeira vez na Categoria por Equipes Mini.

Em 2014, no Campeonato Mundial de Luxemburgo, a Equipe Midi subiu ao pódio, com a conquista do 3º lugar.

Em 2015, o Brasil conquista seu primeiro pódio – o 3º lugar – na Categoria Mini Individual, no Campeonato Mundial de Agility, realizado na Itália.

Em 2017, dos 11 países que competiram no XVII Campeonato FCI de Agility das Américas & Caribe o que conquistou mais ouros foi o Brasil. O evento ocorreu em Santiago, no Chile e reuniu 167 duplas.

O Brasil também esteve presente no FCI Agility European Open FCI Salice Terme, na Itália. O evento teve a participação de mais de 900 duplas de 40 países, dentre eles, Estados Unidos, Canadá, Brasil, Colômbia, China, Japão e Austrália. O destaque foi na categoria Midi. Disputado entre aproximadamente 200 melhores duplas do mundo, o Brasil conquistou o 3º Lugar no Jumping Individual.

No FCI Agility World Championship realizado na cidade de Liberec na República Tcheca o Brasil conquistou a 7ª posição no ranking combinado, na categoria Midi Individual.

O cobiçado International Sheltie Agility Championship realizado na Bélgica contou com a participação de 646 duplas de vários países, com a conquista do Brasil no 3º lugar na categoria Midi.

No UKI US Open na cidade de Jacksonville, FL, o Brasil teve resultados extraordinários: foi campeão na prova do Winner Takes All Sweepstakes, 2º lugar no combinado do Biathlon e 3ª colocação na UKI National Championship.

Em 2018 o ano começou com a participação brasileira no XVIII FCI de Agility das Américas y El Caribe – Mendonza – Argentina. Na disputa por equipes, o Brasil conquistou o 2º lugar, na categoria mini, 1º lugar na categoria midi e 3º lugar na categoria standard. Na disputa individual, o Brasil ficou em 2º lugar na categoria mini e 2º e 3º lugares na categoria midi.

O Brasil esteve presente no Avallon Agility Cup 2018 – Bourgogne – França com 716 duplas de 18 nacionalidades diferentes, o Brasil ficou entre os três primeiros colocados em diversos cursos na categoria standard, em 1º lugar no combinado da categoria standard individual e conquistou o 4º lugar na Semi Final, também na categoria standard individual. Marcou presença no FCI Agility European Open.

No FCI Agility World Championship 2018 o Brasil conquistou o 2º lugar no Jumping Midi por Equipes e do 2º lugar no Agility Individual Midi. No Norwegian Agility Open 2018 o Brasil conquistou o 2º lugar na pista de Agility e os 3º e 7º lugares nas pistas de jumping da categoria midi, além da pista mais veloz, com direito de disputar a final, ficando no 3º lugar do pódio.

Encerrando o ano, o Brasil participou do UKI US Open nos Estados Unidos com resultados extraordinários: teve a pista mais rápida na prova Biathlon JP, disputada por 469 duplas, além de Campeão do Master Series Final, com a pista mais rápida e outros 3 primeiros lugares em provas diversas.

As conquistas do Agility Brasileiro no ano de 2019

Em 2019 os resultados foram ainda mais expressivos, com diversas competições brasileiras nos Estados de Pernambuco, Paraiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, além da conquista de alguns prêmios internacionais.

American Agility Open – Clube de Cãompo – Itu – SP – 10/04/2019 à 14/04/2019

O ano começou com o Brasil sediando a 1ª Edição do American Agility Open realizado na cidade de Itu – SP, com a participação de competidores dos Estados Unidos, Canadá, Chile, Peru, México, Uruguai e Argentina o Brasil conseguiu manter, em todas as categorias, representantes no pódio, garantindo às duplas brasileiras resultados de destaque e inúmeros títulos.

Avallon Agility Cup 2019 – França – 18/07/2019 à 21/07/2019

A edição de 2019 da Copa Avallon, levou o Brasil ao topo com a conquista do Título de Campeão na categoria Midi Individual disputada entre mais de mil duplas, que rendeu o carinhoso apelido de “Titan 2019”. Além do Título de Campeão, foi belíssima participação de toda a equipe brasileira com duplas chegando às semi-finais.

FCI Agility European Open – Holanda – 25/07/2019 à 28/07/2019

Sob calor bem intenso, as duplas brasileiras tiveram um excelente desempenho com a conquista do 10º lugar na Final Individual, Categoria Mini e 11º lugar na Categoria Large Individual.

FCI Agility World Championship 2019 – Finlândia – 19/09/2019 à 22/09/2019

O Brasil se destacou com o 3º melhor tempo na Prova de Agility Equipes Medium.

O Brasil também marcou presença no Norwegian Agility Open 2019 – 11/10/2019 à 13/10/2019.

UKI US Open nos Estados Unidos – 07/11/2019 à 10/11/2019

Realizado na cidade de Jacksonville, FL. A competição é composta por três provas: Biathlon JP, Winner Takes All Sweepstakes e UKI National Championship. O Brasil teve resultados extraordinários: campeão na Prova Agility Biathlon JP e campeão na Prova Winner Takes All.

Perspectivas para o Agility Brasileiro em 2020

O Agility terá períodos bem intensos em 2020, apesar dos desafios crescentes, já que os anos de 2018 e 2019 foram marcados por intensas dificuldades políticas e financeiras, que impactaram o sistema esportivo e a sociedade brasileira de forma geral.

O ano de 2020 começa com a 20ª Edição do Américas e Caribe Brasil, que acontecerá no Clube de Cãompo, na cidade de Itu, interior de São Paulo entre os dias 26 e 29 de março e contará com a participação de aproximadamente 250 duplas de vários Países de toda a América do Sul, do Norte e Central, França, República Tcheca e Espanha, além dos árbitros Oscar Muñiz Martinez da Espanha, Luciano Peccin, da Argentina e Sascha Grunder, da Suíça.

Além do FCI XX Américas e Caribe Brasil e do Campeonato Brasileiro que levará seus campeões ao FCI Agility World Competition, que acontecerá em Tallin, na Estônia de 10 à 13 de setembro de 2020, outros Campeonatos Estaduais estarão acontecendo, nos Estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Paraíba.

Com o Campeonato de âmbito internacional no País e incentivo para ampliar os Campeonatos Estaduais/Regionais para além dos que já acontecem nos Estados de Pernambuco, Paraíba, são Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, esperamos dar mais publicidade a essa atividade esportiva tão fascinante, torna-la mais conhecida entre os brasileiros, atrair novos competidores e assim proporcionarmos competições mais desafiadoras e intensas aos amantes e praticantes do Agility por todo o País.

Receba nossas novidades