Esclarecimentos sobre as Novas Categorias


Nesta temporada estreamos as novas categorias opcionais, para cães menores (até 30 cm de altura) e para cães intermediários (de 43 a 50cm de altura). Vamos entender mais?

Porque ter mais categorias?

Esta mudança já ocorreu em diversos países e busca diminuir os grandes intervalos entre as categorias atuais.
Podemos citar como exemplos a Suécia, Holanda, Espanha, Inglaterra, Finlândia, República Checa.
Dessa forma, os cães saltam alturas mais baixas e condizentes com o seu tamanho, de forma que reduzimos o impacto nos cães e podemos fazer o agility mais inclusivo, para cães de todos os tipos!

Mas meu cão já salta bem na altura atual. Porque mudar?

As novas alturas são facultativas, para aqueles que entenderem que seus cães podem saltar mais confortáveis em alturas mais próximas de seu tamanho. De qualquer forma, os cães que tenham os novos tamanhos poderão seguir nas alturas FCI se os condutores assim desejarem (small saltando 30 e large saltando 60).

Mas vou competir sozinho?

Não! As categorias competem juntas (extra small e small / intermediate e large), tanto no pódio quanto nos rankings.

Como faço para mudar de categoria?

Basta enviar um e-mail para secretaria@brasilagility.com.br até o dia da inscrição informando a sua intenção. O seu cão será medido na próxima prova.
Você pode alterar novamente para outra categoria através do mesmo processo.

Mudo de grau da mesma forma?

Sim, a regra é a mesma e você pode subir de grau no extra small e mudar para o small no grau superior, por exemplo. A única exceção é que as categorias opcionais não são permitidas no Grau 3.

Posso participar de competições internacionais mesmo nas categorias opcionais?

Sim, sempre respeitando os regulamentos de cada campeonato. A única exceção é o Campeonato Mundial: apenas podem concorrer às vagas as duplas que competirem nas categorias da FCI – Small, Medium e Large.