A História do Agility

O início

A primeira aparição documentada do Agility foi como um entretenimento no Crufts Dog Show em 1978, realizado no condado de Islington, em Londres – Inglaterra.  Membros do comitê do Show, a fim de entreter o público durante os intervalos do Best in Show, uma das maiores exposições cinófilas do mundo, exibiram um percurso de saltos para a dupla homem e cão, muito semelhante ao que é feito no mundo equestre, para demonstrar a velocidade e a agilidade natural dos cães. O sucesso foi tamanho, que até hoje o agility faz parte deste evento. A manifestação foi tão popular que cresceu rapidamente, gerando competições cada vez mais padronizadas. Em 1979, diversos clubes de treinamento britânicos já ofereciam treino ao novo esporte de agilidade canina até que, em dezembro do mesmo ano, a primeira competição de Agility foi realizada no International Horse Show em Olympia, Londres.

O Kennel Club foi a primeira organização a reconhecer, em 1980, o Agility como um esporte oficial com um conjunto de regras sancionadas e o primeiro teste a ser realizado sob as novas regras ocorreu no evento da equipe da Crufts naquele mesmo ano.

Em 1983 fundou-se o Agility Club, o primeiro clube nacional de Agility no Reino Unido.

Em 1992, a primeira semana de um show de Agility (“Dogs in Need”, em ajuda a instituições de caridade canina) foi realizada em Malvern, na Inglaterra, com um total de 885 cães inscritos e 5.879 entradas de classe.

Durante os primeiros anos, os cães menores tinham que saltar as mesmas 30 polegadas de altura que os cães de tamanho standard faziam. Somente no final dos anos 80, foram introduzidas classes para o grupo de cães Mini (até 15 polegadas na altura do ombro, saltando 15 polegadas também), executando a primeira competição para essa categoria no Olympia, em 1987. Classes para cães Midi (15-17” no ombro, saltando 20”) foram introduzidas nos anos 90, mas apenas em 2005 eles ganharam sua própria competição no Olympia.

O Agility no Brasil

A atividade canina chegou ao Brasil no final da década de 1990, todavia, não é considerado um esporte.

A primeira competição oficial de Agility aconteceu em Água Branca-SP, em Novembro de 1998. E desde 1999 está presente em campeonatos internacionais, conquistando excelentes colocações, dentre elas:

Em 2002, a seleção Brasileira conquistou, na Alemanha, o seu primeiro título de “Campeões Mundiais de Agility por Equipes Standard”.

Em 2007, no Campeonato Mundial de Agility da Noruega, conquistou o 3º lugar, na categoria por Equipes Midi.

O ano de 2008, no Campeonato Américas & Caribe na Argentina o Brasil conquistou 10 dos 12 pódios disputados e no Campeonato Mundial de Agility na Finlândia, foi Bi-Campeão Mundial na Categoria por Equipes Standard e pela primeira vez na Categoria por Equipes Mini.

Em 2014, no Campeonato Mundial de Luxemburgo, a Equipe Midi subiu ao pódio, com a conquista do 3º lugar.

Em 2015, o Brasil conquista seu primeiro pódio – o 3º lugar – na Categoria Mini Individual, no Campeonato Mundial de Agility, realizado na Itália.

Também em 2015, além das competições estaduais e do Campeonato Brasileiro, o Brasil sediou o XV Campeonato Américas & Caribe, (com a participação dos países de toda a América Central, do Norte e do Sul e Alemanha) que aconteceu no mês de abril na Cidade de Itu-SP.

 

Receba nossas novidades