A Comissão Brasileira de Agility junto com a Comissão Técnica informam


Esse fim de semana, 27 e 28 de abril, começam as seletivas para o Agility World Championship 2024 (“Campeonato Mundial”), que será realizado na Bélgica.

Sugerimos a leitura do regulamento na íntegra, disponível no link https://www.brasilagility.com.br/wp-content/uploads/2024/04/regulamento-seletiva-campeonato-mundial-2024-1.pdf, mas gostaríamos de ressaltar/esclarecer alguns pontos:

– Excepcionalmente nesse primeiro final de semana, as duplas Grau 1 poderão participar também do open para obtenção de excelentes zerados (como pista extra), sem impacto nas classificações para a seletiva. Estamos verificando a possibilidade de agregar iniciante e Grau 1 para o segundo final de semana;

– Serão disputadas 6 pistas nesse final de semana, sendo 3 agility e 3 jumping, e buscando simular melhor o evento nós solicitamos aos árbitros do Mundial que nos enviassem pistas para a disputa, sendo que um árbitro não aceitou.
Com isso, teremos:

2 Agility e 1 Jumping do árbitro Esa Muotka, da Finlândia, julgados no sábado;
1 Agility da árbitra Thora Van der Stock, da Bélgica, julgado no domingo;
1 Agility do árbitro Rene Blank, da Alemanha, julgado no domingo;
1 Jumping do árbitro Dan Wroblewski, do Brasil, julgado no domingo.

Todas as pistas serão julgadas por Dan Wroblewski, o qual agradecemos por sua disponibilidade.
Solicitamos aos árbitros que enviassem pista entre Grau 2 e Grau 3;

– A disputa será realizada de maneira unificada, com todas as categorias competindo juntas, pois entendemos que dessa forma conseguiremos aumentar o nível da competição.
A pontuação seguirá o padrão de tempo alvo (mais rápido unificado com até uma falta) + 8 segundos. Além disso, também serão adicionados pontos extra para duplas que obtiverem combinado zerado. Exemplos e mais detalhes sobre a pontuação podem ser encontrados no regulamento.

– As 8 duplas melhor classificadas no ranking unificado terão a sua vaga individual automática para o Campeonato Mundial, limitados a 6 duplas por categoria. As 3 duplas de cada categoria melhor classificadas estarão classificadas para o Campeonato Mundial por equipes.
Além das classificações acima, a Comissão Técnica escolherá quais serão as outras 4 duplas para a disputa individual e o 4º cão de cada equipe. A intenção dessa escolha é tentar corrigir algumas possíveis distorções, como a de um cão que não conseguirá participar em todas as pistas por lesão ou pela distância.

– Relembramos que para a entrada de cães na Europa é necessário a emissão de sorologia para raiva pelo menos 3 meses antes da viagem. https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/vigilancia-agropecuaria/animais-estimacao/sair-do-brasil/requisitos-em-pdf-publicados/uniao-europeia-site-mapa-jul-22.pdf

Caso tenham quaisquer dúvidas ou sugestões, a Comissão Técnica e a Coordenação estão a disposição.

Comissão Técnica
Felipe Minet
Renan Campos