Desde 1999 o Agility Brasileiro está presente em campeonatos internacionais, conquistando excelentes colocações. Citaremos, a seguir, algumas delas.
Em 2002, a seleção Brasileira conquistou, no Campeonato Mundial de Agility da Alemanha, o seu primeiro título de Campeã Mundial por Equipes Standard.
Em 2007, no Campeonato Mundial de Agility da Noruega, o Brasil conquistou o 3º lugar, na categoria por Equipes Midi.
No ano de 2008, no VIII Campeonato de Agility das Américas & Caribe da Argentina, o Brasil conquistou diversos pódios disputados e no Campeonato Mundial de Agility da Finlândia, foi Bi-Campeão Mundial na Categoria por Equipes Large e Campeão Mundial na Categoria por Equipes Small.
Em 2014, no Campeonato Mundial de Agility de Luxemburgo, a Equipe Medm subiu ao pódio, com a conquista do 3º lugar.
Em 2015, o Brasil conquista o 3º lugar do pódio na Categoria Small Individual, no Campeonato Mundial de Agility da Itália.
Em 2017, dos 11 países que competiram no XVII Campeonato de Agility das Américas & Caribe o que conquistou mais ouros foi o Brasil. O evento ocorreu em Santiago, no Chile e reuniu 167 duplas. O Brasil também esteve presente no Agility European Open em Salice Terme, na Itália. O evento teve a participação de mais de 900 duplas de 40 países, dentre eles, Estados Unidos, Canadá, Brasil, Colômbia, China, Japão e Austrália. O destaque foi na categoria Medium. Disputada entre aproximadamente 200 melhores duplas do mundo, o Brasil conquistou o 3º Lugar no Jumping Individual. O Brasil também participou do Campeonato Mundial de Agility realizado na cidade de Liberec na República Tcheca, conquistando a 7ª posição no ranking combinado, na categoria Medium Individual. O cobiçado International Sheltie Agility Championship realizado na Bélgica contou com a participação de 646 duplas de vários países, com a conquista do Brasil no 3º lugar na categoria Medium. E, no final do ano, no UKI US Open na cidade de Jacksonville, FL, o Brasil foi campeão na prova do Winner Takes All Sweepstakes, 2º lugar no combinado do Biathlon e 3ª colocação na UKI National Championship.
Em 2018 o ano começou com a participação brasileira no XVIII Campeonato de Agility das Américas & Caribe em Mendonza – Argentina. Na disputa por equipes, o Brasil conquistou o 2º lugar, na Categoria Small, 1º lugar na Categoria Medium e 3º lugar na Categoria Large. Na disputa individual, o Brasil ficou em 2º lugar na Categoria Small e 2º e 3º lugares na Categoria Medium. O Brasil esteve presente também no Avallon Agility Cup 2018 realizado em Bourgogne na França com 716 duplas de 18 nacionalidades diferentes, ficando entre os três primeiros colocados em diversos cursos da Categoria Large, em 1º lugar no combinado da Categoria Large Individual e em 4º lugar na Semi-Final, também na categoria Large Individual. No Campeonato Mundial de Agility da Suécia o Brasil conquistou o 2º lugar no Jumping Medium por Equipes e do 2º lugar no Agility Individual Medium. No Norwegian Agility Open 2018 o Brasil conquistou o 2º lugar na pista de Agility e os 3º e 7º lugares nas pistas de Jumping da Categoria Medium, além da pista mais veloz, com direito de disputar a final, ficando no 3º lugar do pódio. Encerrando o ano, o Brasil participou do UKI US Open nos Estados Unidos, com a pista mais rápida na prova Biathlon JP, disputada por 469 duplas, além de Campeão do Master Series Final.
No início de 2019 o Brasil sediou a 1ª Edição do American Agility Open realizado na cidade de Itu – SP, com a participação de competidores dos Estados Unidos, Canadá, Chile, Peru, México, Uruguai e Argentina. O Brasil manteve representantes no pódio em todas as categorias, garantindo às duplas brasileiras resultados de destaque e inúmeros títulos. A Copa Avallon, levou o Brasil ao topo com a conquista do Título de Campeão na categoria Medium Individual disputada entre mais de mil duplas, que rendeu o carinhoso apelido de “Titan 2019”. No UKI US Open nos Estados Unidos, realizado na cidade de Jacksonville, FL. o Brasil conquistou o título de Campeão na Prova Agility Biathlon JP e Campeão na Prova Winner Takes All.
Nos anos de 2020 e 2021 todas as competições nacionais e internacionais foram interrompidas por conta da pandemia da COVID-2019, o que impactou todo o sistema esportivo e a sociedade brasileira de forma geral.
O ano de 2022 foi marcado pelo desafio da retomada do esporte. Implementamos um canal de notícias via whatsapp, mantendo os competidores e anantes do agility infirmados com mais rapidez, crianos a aba da transparência, com a divulgação dos balanços e relatórios de receitas e despesas, adquirimos obstáculos novos e mais seguros para nossos cães, importamos um novo sistema de provas – o flowagility, utilizado em todas as competições realizadas por todo o País, tornando-as mais ágeis e dinâmicas, com a divulgação dos resultados, classificações e rankings imediatos. Obtivemos resultados internacionais bem expressivos. Sediamos a XX Edição do Campeonato de Agility Américas & Caribe, realizado na cidade de Itu – SP, com a participação de competidores de toda a América Latina, mantendo o Brasil, em todas as categorias, representantes nos pódios, garantindo às duplas brasileiras resultados de destaque e inúmeros títulos. No FCI Agility World Championship 2022 – Áustria, o Brasil conquistou o 3º lugar do pódio na Categoria Individual Medium. O Brasil marcou presença nas provas que aconteceram na América Latina e Europa, dentre elas a Purina Pro Plan Challenge Cup e a Copa Los Andes de Agility que aconteceram no Chile e o Norwegian Agility Open – Kongsvingerhallen na Noruega, tendo o Brasil conquistado lugar de destaque nos pódios. Para encerrar, um dos maiores eventos caninos do mundo aconteceu na cidade de São Paulo, o Word Dog Show Brazil 2022 e contou com a participação dos agiliteiros nacionais e cães de diversas raças, tamanhos e idades. Além das exposições de conformação e beleza, o evento teve também como objetivo, a divulgação dos esportes caninos nacionais.
As conquistas do Agility Brasileiro no ano de 2023
A temporada 2023 do agility brasileiro foi marcada por diversas conquistas por todo o País, nos campeonatos estaduais, brasileiro e internacionais. O Brasil brilhou nos campeonatos internacionais que aconteceram na América Latina, na Europa e no Campeonato Mundial de Agility.
Testemunhamos a participação crescente do número de duplas nas competições nacionais e o empenho dos organizadores para sua realização.
O ano começou com o Seminário com os Alemães Daniel & Tobias, seguido do Seminário com Svetlana Kreslina e Radka Tubaldini, além de vários workshops com nossos árbitros nacionais Felipe Minet, José Luiz Filho, Samir Abu Laila, Vivyane Specian, Marcela Françoso, Sami Wroblewski e Miguel Ferigatto.
Ao longo do ano, tivemos várias competições de destaque.
1ª Olimpíada Canina CNA/CBKC XX – Taubaté – SP – 08 a 11/06/2023
A primeira edição do evento foi um grande sucesso, com a reunião de mais de 200 duplas competidoras de todas as modalidades caninas do Brasil, além da participação de vários árbitros internacionais, o que contribuiu muito para o desenvolvimento do nosso esporte.
1º Open Bahia Agility de Jumping – Salvador – BA – 09/07/2023
A Bahia realizou seu primeiro evento de agility no Champion Multiarena – Shopping Bela Vista em Salvador, fomentando o agility nordestino, atraindo o público e a formação de novas duplas.
Denmark Open 2023 – Hoersholm – Dinamarca – 13 a 16/07/2023
A competição aconteceu dias antes do European Open e contou com a participação de duplas brasileiras, além do árbitro convidado para o evento, o brasileiro Renan Campos. A edição de 2023 levou o Brasil ao 2º lugar do pódio, na categoria individual Medium, além do 6º lugar na categoria individual Small.
European Open 2023 – Hoersholm – Dinamarca – 20 a 23/07/2023
O European Open é o campeonato mais desafiador e disputado do mundo e o Brasil saiu-se muito bem, classificando-se para a Final por Equipes na Categoria Small, além da conquista do 2º lugar do pódio no EO Jumping Individual – Categoria Small.
FCI Agility World Championship 2023 – República Tcheca – 04 a 08/10/2023
O Brasil brilhou com a conquista do 1º lugar do pódio na Pista Individual de Jumping – Categoria Small, além da bela participação de toda a equipe brasileira.
Latin Agility Open – Costa – Uruguai – 17 a 19/11/2023
O evento aconteceu no Uruguai e teve a participação notável das equipes brasileiras que se destacaram, o que garantiu o pódio em todas as categorias.
UKI US Open – Flórida – 15 a 19/11/2023
E o ano de 2023 não podia ter sido encerrado de melhor forma, com a conquista do 1º Lugar no 2023 US Open Winner Takes All Jumping e 2023 US Open Agility.
Perspectivas para o Agility Brasileiro em 2024
Depois de todas as conquistas do ano de 2023. o agility brasileiro, em 2024, será intenso e desafiador.
Começaremos o ano com os novos equipamentos eletrônicos em funcionamento – fotocélula ligada ao sistema de provas flowagility, o que agilizará o trabalho de anotação das informações das provas e com obstáculos mais novos e seguros aos nossos cães.
Além disso, o calendário de 2024 está recheado de Provas Oficiais, Campeonatos Estaduais, Campeonato Brasileiro e Seletiva para o Campeonato Mundial de Agility – AWC 2024, que acontecerá em Opglabbeek, na Bélgica de 01 a 06 de outubro e contará com os árbitros Esa Muotka, René Blank, Thora Van Der Stock e Jeremy Manno.
Neste ano também contaremos com a realização de um Novo Torneio Canino organizado pelo CNA, em parceria com todas as Comissões Caninas Esportivas. Um grande evento, que reunirá participantes de competições caninas de todo o Brasil.
Com todo o incentivo para ampliar os Campeonatos Estaduais e Provas Oficiais para além dos que já acontecem nos Estados de Pernambuco, Paraíba, São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro, esperamos dar mais publicidade a essa atividade esportiva tão fascinante, torná-la mais conhecida entre os brasileiros, atrair novos competidores e assim proporcionarmos competições mais desafiadoras e intensas aos amantes e praticantes do Agility por todo o País.