Brasil realizará o American Agility Open 2019


Amigos e Amigas do Agility Brasileiro,

O “Américas e Caribe de Agility  2019” não será mais realizado no Brasil. Cumpre-nos a difícil tarefa de explicar o quase inexplicável.

Sempre, até o presente ano, quem decidia onde seriam as sedes do Américas e Caribe de Agility eram os Delegados de cada País, nomeados por seus respectivos Kennels, presentes nas várias edições do AYC de Agility, que depois comunicavam aos seus Kennels o que havia sido acordado.

Este ano, no AYC da Argentina, esses mesmos Delegados presentes, Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala e Peru retificaram que seria o Brasil a sede do AYC 2019 e Colômbia a sede de 2020.

No dia 23 de Abril, enviamos um email para a CBKC, aos cuidados do Dr. Sérgio de Castro, informando o acordado em reunião e, assim, levamos ao seu conhecimento a oficialização do evento no Brasil, em 2019, sendo que ele já havia autorizado a nossa candidatura.

Tudo isso seria ratificado na reunião de delegados, junto à Seção das Américas da FCI, que se realiza todos os anos junto do AYC de Beleza, que este ano aconteceu em Fortaleza – Brasil.

Infelizmente, na véspera dessa reunião, o Dr. Sérgio teve um problema sério de saúde e foi internado. Com isso, ele foi substituído por alguém que não sabia do acordado entre os delegados do Agility.

Por proposta do Presidente do Kennel do México, os delegados, que nada têm a ver com o Agility, decidiram que os próximos AYC de Agility serão realizados, juntamente com os AYC de Beleza, a saber:

  • México 2019
  • Costa Rica 2020
  • El Salvador 2021
  • Peru 2022

Ora, isso contrariou tudo o que vínhamos fazendo pelo Agility Latino Americano, o que aborreceu todos os delegados.

Contatada a nossa Federação e apresentados todos os argumentos, esta, através da sua direção, ainda tentou demover o México para manter o acordado, ou seja, Brasil 2019 e Colômbia 2020, mas sem sucesso.

Sem entrar na análise do que serão os próximos quatro anos de AYC, até porque estamos tentando instaurar uma comissão permanente nas Américas de Delegados do Agility, a exemplo do que já acontece em relação ao Agility Mundial e para a qual já contamos com apoios muito importantes, não podemos deixar de lamentar a maneira como o Agility Latino Americano foi tratado.

Perante isto, informamos que o próximo AYC de Agility 2019 será realizado no México – Acapulco, de 20 a 23 de Junho de 2019, juntamente com o AYC de Estrutura e Beleza.

Mas o Agility Latino Americano é mais forte e unido do que muitas pessoas imaginam.

Assim, mal tivemos as primeiras informações do ocorrido, nós, delegados dos vários Países do Agility Latino Americano, mantivemos contato, discutindo o tema e analisando que futuro desejamos para o Agility nas Américas. Decidimos solicitar autorização à CBKC para realizarmos um evento, nas datas anteriormente acordadas para o AYC, ou seja, de 10 a 14 de Abril de 2019, e para o qual já estávamos trabalhando.

Essa autorização foi concedida e o Brasil irá realizar, de 10 a 14 de Abril de 2019, o American Agility Open.

Será um evento aberto a todos os Países e a todos os condutores, dentro das regras de participação da FCI.

Será realizado com o mesmo regulamento do Open das Américas e Caribe de Agility, disputado na Argentina, com a participação de árbitros europeus, de preferência os que irão julgar o mundial de 2019.

Deixamos claro que qualquer dupla brasileira que quiser participar do AYC, no México, terá o nosso apoio e ajuda nas tratativas de inscrição ou de informações sobre o evento.

Por último, e não menos importante, gostaríamos de agradecer todo o apoio recebido nestes dias pelos Delegados de Agility dos vários Países Latino Americanos, entre eles, Sr. Presidente do Kennel Club de Pernambuco, Sr. Luis Alexandre e membros da direção da CBKC, Drs. Fábio Amorim e Ricardo Simões, bem como toda ajuda dispensada na busca da solução deste problema e o usual apoio dado ao Agility Brasileiro.

Contamos com todos vocês, em Abril, no American Agility Open – Brasil 2019!

São Paulo, 18 de Junho de 2018.

Os Coordenadores da CBA

Artur Pires

Samy Wroblewski