Calendário – Temporadas 2019/20 e 2021


Devido à pandemia mundial causada pelo Novo Coronavírus, fomos obrigados a alterar o calendário atual do Agility.

Temporada 2019/2020

Tentaremos terminar os Campeonatos Estaduais e o Brasileiro de acordo com as orientações sanitárias vigentes até o fim de 2020. Isso irá ocorrer desde que as autoridades governamentais liberem a realização de eventos até a data máxima de 30/09/20. Caso não seja possível, serão declarados Campeões, Vice e 3º Colocados as duplas que figuram nos respectivos rankings até a última etapa realizada.

IMPORTANTE: As duplas do Open 2/3, que participaram das etapas do Campeonato Brasileiro até agora e que continuem a participar, caso o mesmo possa ser finalizado, NÃO terão direito de participar do Campeonato Mundial de 2021 com a pontuação desse ranking.

As duplas para o Campeonato Mundial de 2021 serão apuradas no Campeonato de 2021.

Temporada 2021

A partir do ano de 2021 o calendário anual do Agility terá a sua vigência alterada. A nova temporada se iniciará em janeiro de 2021 e terminará em dezembro do mesmo ano e não mais de julho de um ano a junho do ano seguinte como era feito anteriormente. A ideia principal é fortalecer os Campeonatos Regionais e incentivar os Opens Internacionais, como a Monster Cup realizada no ano passado.

Pensamos em uma solução para o Campeonato Brasileiro de Agility levando em consideração a crise econômica que iremos viver e já pensando em um formato mais justo para todas as duplas do Brasil, concluímos que a partir de agora o Campeonato Brasileiro será realizado em um fim de semana prolongado no feriado de Corpus Cristi.

O Campeonato Brasileiro de 2021 será realizado no Estado de São Paulo ainda sem local definido. O de 2022 será realizado no Estado de Pernambuco. O formato ainda será discutido, mas, a princípio, serão 3 Etapas realizadas; a 1ª na sexta-feira, a 2ª no sábado e a 3ª e última no domingo. Seguiremos os rankings que vem sendo utilizados atualmente. Junto com o Campeonato Brasileiro faremos as Seletivas para o Mundial de Agility do ano vigente.

Das Seletivas, a ideia é tirar os 4 primeiros classificados de cada categoria para formar a Equipe Brasileira de Agility / AWC.

A ideia principal aqui é divulgar a alteração do calendário que teremos a partir de agora.

Quanto aos formatos dos Campeonatos Estaduais ainda iremos debater com os Coordenadores Regionais. O Campeonato Brasileiro será debatido com as Comissões Técnica e Arbitragem.

Américas e Caribe 2020

Estamos debatendo com a CBKC a possibilidade da realização esse ano ou não. A ideia é ter uma posição oficial no máximo até o final de junho.

Contamos com o apoio e colaboração de todos e que tudo possa voltar ao normal o mais breve possível!

Atenciosamente,

CBA